Descrição
Pessoas com TEA podem ter dificuldade para prestar atenção ao conteúdo primário apresentado na tela devido à distração de conteúdo secundário, portanto, é preciso evitar inserir elementos animados, que piscam ou brilham, bem como sons de fundo, pois eles podem ser incômodos e prejudicar o foco da pessoa, especialmente crianças.
Por que fazer e por que é importante para a pessoa com TEA?
Pessoas com TEA podem ter dificuldade para prestar atenção ao conteúdo primário apresentado na tela devido à distração de conteúdo secundário, como imagens de fundo, cenários com muitos detalhes, fundos texturizados ou elementos animados.
Como Fazer
- Ao planejar o design de sua aplicação ou página web, evite inserir elementos que distraiam como animações, fontes não convencionais (como as “fontes fantasia”) e sons de fundo.
- Minimize a inclusão de muitos elementos na tela, pois isto também pode impedir que a pessoa tenha foco no conteúdo principal.
- Destaque o conteúdo principal da tela ou a principal informação para realizar uma determinada ação para permitir que a pessoa possa estar focada e atenta às ações a serem realizadas.
- Evite também elementos que piscam ou brilham, pois eles podem ser incômodos à pessoa com TEA, especialmente às crianças.
- Caso você inclua elementos com animações, que brilham, piscam ou sons de fundo, ofereça formas de desabilitar ou esconder tais conteúdos.
Exemplos
Referências
WebAIM, 2014; Silva, Salgado e Raposo, 2013; Abou-Zahra, 2012; UDL Center, 2012