Descrição
É importante que sites ou aplicação web utilizadas por pessoas com TEA sejam flexíveis em sua interação e funcionalidades, fornecendo escolhas para adaptar os recursos apresentados e o layout de acordo com as necessidades de cada usuário.
Por que fazer e por que é importante para a pessoa com TEA?
Prover escolhas nos métodos de utilização do site ou aplicação permite que pessoas com TEA estejam no controle e adequem as funcionalidades e a apresentação das informações do modo que seja mais confortável a elas.
Pais, educadores e terapeutas de pessoas com TEA também podem fazer uso destas opções para configurar a aplicação da forma mais adequada à pessoa.
Como Fazer
- Permitir personalizar as funcionalidades para inclusão de elementos comuns e conhecidos da rotina da pessoa, especialmente para crianças. Por exemplo: permitir incluir de rosto da criança como personagem de uma atividade que envolva histórias.
- Quando possível, permitir customizar a quantidade de elementos presentes na tela.
- O site ou aplicação deve apresentar formas de ordenar atividades e gravar a completude de tarefas, principalmente para tarefas que envolvam várias etapas ou que podem levar muito tempo.
- Permitir flexibilidade de interação com a aplicação, promovendo diferentes estratégias para a realização de tarefas e considerar particularidades do autismo.
Exemplos
Referências
Proloquo2Go, 2014; Silva, Salgado e Raposo, 2013; PuzzlePiece, 2012; Millen, Edlin-White e Cobb, 2010