Sobre este site
O “Páginas Acessíveis” é um projeto de código aberto criado em parceria entre a Sondery e Talita Pagani para demonstrar exemplos práticos de código HTML acessível e ajudar profissionais de mídia e tecnologia a entender melhor acessibilidade web através de um conteúdo com linguagem descomplicada.
Por que este site foi criado?
Recomendações de acessibilidade são muito importantes para entender como escrever um código acessível às pessoas, mas elas podem estar em um nível de abstração que dificulta a compreensão sobre como implementar. Por isso, nada mais justo do que ver um código implementado de forma acessível para entender de forma mais concreta as recomendações.
Quem trabalha com acessibilidade, seja designer ou dev front-end, se depara muitas vezes com questionamentos do tipo: “Você tem um exemplo de site acessível para me mostrar? Ou um repositório de exemplos?”. E é comum nos atermos aos mesmos exemplos, que incluem os sites de instituições que já trabalham com acessibilidade. Há alguns projetos interessantes de repositórios de componentes acessíveis, como o Inclusive Componentes (link para um site externo), mas ainda há pouco material a respeito.
Este projeto tem propósito similar ao Inclusive Components, sendo um biblioteca de padrões de componentes inclusivos. O foco é, neste momento, o core de acessibilidade, como texto, links e formulários.
Como usar este site?
O “Páginas Acessíveis” é um ótimo laboratório para você entender como implementar e também navegar em uma página acessível. Você pode:
- Navegar usando um leitor de telas, como o NVDA, Jaws, Orca ou VoiceOver, para entender como os elementos de uma página web são lidos por estes recursos;
- Avaliar a acessibilidade desta página em ferramentas automáticas como o WAVE (link para um site externo) e o ASESWeb (link para um site externo);
- Explorar a estrutura HTML e os recursos de acessibilidade usando ferramentas de desenvolvedor no navegador como o Chrome DevTools para o Google Chrome (link para um site externo), incluindo a ferramenta Audits dentro do DevTools.